BIOGRAFIA
Conheça um pouco mais sobre o Instituto Thadeu José de Moraes
Thadeu José de Moraes nasceu em 11 de junho de 1899, formou-se em contabilidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), trabalhou na empresa Tinturaria e Estamparia de Tecidos Suzano, de propriedade do empresário Jorge Bey Maluf, sendo transferido para a filial em Suzano, Homem de família, foi casado com Augusta Aparecida Carvalho de Moraes, tendo 4 filhos, Maria Aparecida, Amadeu José, Ignês Maria, e Anna Cecília, Aposentou-se e, em seguida começou a dedicar-se a luta pelo desenvolvimento de Suzano, acompanhando todo processo de emancipação político-administrativa da cidade, quando ocorreu a emancipação já havia cumprido mandato como vereador, na câmara de Mogi das Cruzes.
Determinado, participou da idealização e da construção do então distrito de Suzano, em 1949, presidindo a primeira sessão de instalação da Câmara do novo município, vindo a se eleger Vereador, sendo o primeiro presidente da Casa das Leis Suzanense, que na época ficava no prédio da Prefeitura, na Rua Marechal Deodoro.
Empreendedor começou a transformar em realidade o sonho de criar um jornal quando já tinha 62 anos.
Sonho esse que foi concretizado em setembro de 1961, quando no dia 3 daquele mês lançou o jornal A Comarca de Suzano, ainda mimeografado.
Um profissional competente e honesto, fundador do DS, também foi correspondente do Jornal Paulistano. Jornalista e Diretor do Jornal “A Comarca de Suzano” escreveu vários textos ao longo de sua vida Ousado, tornou-se um empresário de sucesso e um político respeitado, um dos principais protagonistas da história e desenvolvimento de Suzano, Sempre envolvido com a sociedade, ajudou a fundar alguns clubes assim como associações, asilos, entidades como Rotary Club, partidos políticos e grupos de apoio.
Em sua trajetória foi um colecionador de títulos, recebendo várias homenagens, por ser um cidadão comprometido com a ética, justiça e com a humanidade.
Dotado de espírito humanístico, diante da situação dos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial, ofereceu ajuda voluntariamente, com respeito e igualdade, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados aos japoneses foi condecorado pelo Imperador do Japão com a “Ordem do Sol Nascente no Grau 5”, entregue no Consulado Japonês em São Paulo, sendo a festa realizada na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, em Junho de 1.982. Marcou a história da cidade, com suas condecorações, recebendo o Prêmio de Honra ao Mérito da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano, em novembro de 1.982. Oficialmente declarado Cidadão Suzanense, na Câmara Municipal de Suzano, em Abril de 1974, título este que o consagrou como filho desta cidade… Recebeu ainda a Medalha Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães da sociedade Geográfica Brasileira em Outubro de 1.976 e a Medalha Infante Dom Henrique da Sociedade Cultural e Condecorativa do Brasil, em Janeiro de 1.979.
Ao longo de sua vida foi um homem honrado, admirado por todos pelo carisma e espírito de liderança, autonomia, simplicidade, dons, sentimentos e habilidades com que eles se envolvia, auxiliava e lutava por uma sociedade mais justa e humana.
Esteve presente nos momentos primordiais em que a cidade dava seus primeiros passos em direção ao progresso, para transformar-se no que é atualmente, o berço do desenvolvimento, cidadania e solidariedade, a cidade que era apenas projeto, hoje retrata sua beleza, sendo a Cidade das Flores.
Sua vida é definida pelos valores que pregava “Independência, Imparcialidade e Justiça” que permanecem vivos expressando o trabalho da Rede DS de Comunicação, os projetos Sociais do Instituto Thadeu José de Moraes, e retratam a história de um povo e sua cidade, pois “Uma cidade sem jornal, é como um corpo sem alma” e….. Thadeu José de Moraes… viveu e escreveu a história de Suzano, nos inspirando pela magnitude de suas ações e realizações, vindo a falecer em 25 de junho de 1990.
“Uma cidade sem jornal é como um corpo sem alma”
Jornalista Thadeu José de Moraes
Promover a inclusão social e o desenvolvimento comunitário, através da educação, cultura e capacitação profissional.
Estar entre as melhores instituições de EXCELÊNCIA do pais.
Preservação de valores familiares, fortalecimento de vínculos, honestidade, transparência e harmonia em nossas ações e relações.
Inclusão e cidadania através de projetos sociais, educacionais e culturais. ITJM no caminho para a transformação e construção de um mundo melhor.
Alameda Fernando Costa, 269 – Jardim Imperador, Suzano – SP
Telefone: (11) 4748-6917
Celular: (11) 98124-0130
Email: gestao01@itjm.org.br
Desenvolvido por Phoenix Publicidade